Dopingap’s Weblog
Just another WordPress.com weblog

Tipos de doping

ŸPré-competitivo  ŸDurante a competição  ŸPós-competitivo  ŸDoping Sanguíneo

Pré-competivivo:

 

Hormona de Crescimento: Produzida pela glândula pituitária, é favorável ao aumento da resistência, capacidade de transporte de oxigénio, aumento da massa muscular e consequentemente aumento da força num indivíduo em poucos meses. Possui várias consequências graves tais como hipertrofia, osteoporose, crescimento anormal dos ossos, etc. Substância preferencialmente utilizada por halterofilistas, culturistas e lançadores e indetectável no controlo.

 

Esteróides anabolizantes: Droga semelhante à testosterona, contribuindo para o aumento do anabolismo celular (via oral e intramuscular). Provoca o aumento da massa muscular, resistência, agressividade e melhora as capacidades de treino.Utilização detectável no controlo com efeitos secundários tais como danos no fígado, pele, sistemas cardiovasculares, tumores, redução do tamanho dos testículos, impotência, diminuição da produção de espermatozóides (homens), supressão da função ovárica e redução do período de menstruação (mulheres), paragem precoce do crescimento (adolescentes), acne tendinites, etc.

Durante a competição:

 

Doping calmante: Compostos usados com o intuito de diminuir a frequência cardíaca (taquicardia) e diminuir o tremor. Usados em modalidades onde é muito importante a precisão e o autodomínio como, por exemplo, no tiro sendo os beta-bloqueantes os mais utilizados.

 

Doping analgésico: Representado pela morfina e seus derivados, este actua como analgésico no tratamento de dores moderadas ou fortes tendo efeitos secundários bastante pronunciados, como por exemplo, problemas respiratórios.

 

Doping Estimulante: Sendo administrado por via oral ou nasal, este actua ao nível do sistema nervoso central podendo dividir-se em estimulantes fracos (cafeína, teifilina) e estimulantes fortes (afetaminas, cocaína, estricnina). As afetaminas são as substâncias mais utilizadas produzindo os seguintes efeitos no indivíduo: redução da fadiga, aumento da competitividade, agressividade, reflexos, estimulação mental e aumento do fluxo sanguíneo. A sua utilização constante provoca efeitos secundários tais como: perda da capacidade do julgamento, cefaleias, ansiedade e tremuras, arritmias cardíacas, taquicárdias, excitação, insónias, alucinações, emagrecimento, pressão sanguíneo elevada, morte por colapso. Normalmente esta substância e usada no futebol, basquetebol e ciclismo.

Pós-competitivo:

 

Diuréticos: Administrada por via oral, é uma substância muito utilizada pelos atletas devido a: uma redução rápida de peso (boxe, halterofilismo), redução de concentração de substancias químicas na urina de forma a iludir o controlo. Como efeitos secundários existem: Hemorragias, edemas, diabetes e riscos de fractura, úlcera gastroduodenal, insuficiência renal, atrofia muscular e uma cicatrização dificultada.

Doping Sanguíneo: 

Doping sanguíneo: consiste num aumento no volume sanguíneo, com o objectivo de aumentar a capacidade de transporte de oxigénio. Este tipo de doping efectua-se através de uma transfusão em que normalmente se usa próprio sangue do atleta mas, este terá que realizar um programa de treino em altitude para que o défice de oxigénio provoque o aumento do numero de eritrocitos, assim como a concentração de hemoglobina. 

Uma resposta to “Tipos de doping”

  1. esse site e muito bom para aprendisagem


Deixe um comentário